Unioeste

Aposentadoria e Benefícios/SESMT

Setor responsável pelo desenvolvimento e implementação de políticas e diretrizes de prevenção e promoção à saúde ocupacional, segurança do trabalho, assistência biopsicossocial, benefícios diretos e indiretos que tenham como foco a otimização do processo de integração social no trabalho e o equilíbrio entre os objetivos individuais e da instituição, com as seguintes atribuições:

  • Elaborar, desenvolver e acompanhar os processos relativos à: Aposentadoria, Abono de Permanência, Acervos, Contagem de Tempo, Licença Remuneratória, Certidão de Tempo de Contribuição, Auxílio Funeral, Pensão e Inclusão de Dependente a Paraná Previdência. Viabilizar programas de desenvolvimento social destinado aos servidores; Coordenar o sistema de atendimento à saúde do servidor no âmbito da Unioeste, junto ao Sistema de Atendimento à Saúde do Estado – SAS; Acompanhar e encaminhar os casos necessários à análise de Médico Perito para concessão de licenças; Promover campanhas preventivas de saúde, de atenção à saúde física e mental, de atenção aos portadores de deficiência, assim como a preparação para aposentadoria e atividades de cultura e lazer; Lançar e emitir histórico funcional dos servidores efetivos; Registrar dados funcionais no sistema Siap.
  • Divulgar, encaminhar e acompanhar as vagas de estágio da reitoria junto ao site da Central de Estágio aliada as vagas solicitadas; Emitir, alterar e rescindir termos de compromisso de estágio; Acompanhar e fiscalizar assiduidade, ponto e avaliação de estágio; Emitir folha de pagamento dos estagiários; Prestar contas quanto à quantidade de vagas de estagiários da Unioeste para a Auditoria.
  • Desenvolver e acompanhar ações relativas à área de saúde e segurança do trabalho, propondo normas e medidas corretivas e preventivas contra acidentes de trabalho, indicando equipamentos de segurança, planejando e coordenando treinamentos com enfoque na saúde e segurança do servidor, estudando e implantando sistema de proteção contra incêndios, delimitando áreas de periculosidade, insalubridade e outras, de acordo com a legislação vigente, emitindo parecer, laudos técnicos e indicando mediação de controle aos agentes de riscos físicos, químicos e biológicos. Regulamentado pelo Ministério do Trabalho e do Emprego, por meio de Normas Regulamentadoras, Convenções Trabalhistas e Decretos.
  • Estudar, pesquisar e avaliar o desenvolvimento emocional e os processos mentais e sociais dos servidores. Diagnosticar e avaliar distúrbios emocionais e mentais e de adaptação social. Planejar estratégias no contexto de gestão de pessoas. Acompanhar paciente durante o processo de tratamento ou cura.

 

Equipe: 

SONIA REGINA BONATTO ROANI
Coordenadora

GABRIELA MARIA FEDIUK
Psicóloga

CINDY TANAKA
Psiquiatra

ROSANA PRISCILLA DE DEUS HAGEMANN
Engenheira de Segurança do Trabalho

JEFFERSON LEITE
Técnico em Segurança do Trabalho

ANGELA D. LIMA
Técnico Administrativo

DANIEL GODOY ALBRECHT
Técnico Administrativo

MAYARA PAULETTO DO CARMO
Técnico Administrativo