Unioeste

CAPACITAÇÃO  CONTINUADA

        A capacitação é considerada hoje um recurso estratégico para a modernização da administração pública e no consequente desenvolvimento contínuo dos seus servidores públicos.

        Nesse contexto, a capacitação reveste-se de importância na área de gestão de pessoas,  pois o termo capacitação vem agregado ao processo de preparar, aperfeiçoar, treinar os servidores a fim de melhorar a qualidade do desempenho de suas funções. As explicações variadas sobre esta representação convergem para a defesa de que na era das grandes revoluções tecnológicas, a informação, o conhecimento singulariza  o recurso organizacional mais importante, permitindo assim o entendimento de que o capital intelectual deve ser  considerado  como uma riqueza nas instituições/organizações.

        As pessoas fazem a ação, manipulam as técnicas, atendem ao cliente,  são usuários e transcendem às administrações, por isso tem-se a compreensão,  de que são as pessoas que fazem a organização, tornando visíveis os resultados das ações.

        Acrescenta-se que,  em termos de política de RH, a capacitação tem um espaço decisivo no serviço público, assim como em outras organizações,  pois o Estado, a quem prestamos nossos serviços é  dotado de uma pluralidade de funções que estão se transformando continuamente, por isso a necessidade de que os servidores estejam preparados para estas constantes mudanças.

        É neste viés que a Pró-Reitoria de Recursos Humanos-PRORH institui por meio da Resolução nº127/09-COU, a política de capacitação aos Agentes Universitários, com o intuito de  promover a “qualidade do serviço público”,  a “valorização do servidor”, e a “qualificação e capacitação”,  além de possibilitar a progressão na carreira.

         Os eventos são realizados pela Divisão de Seleção e Acompanhamento, vinculada diretamente à Diretoria de Desenvolvimento Humano, objetivando a capacitação contínua do servidor, proporciona a oferta da formação continuada a partir de  planejamentos a curto prazo, com vistas à melhoria dos serviços  e a inovação nas áreas de gestão pública e de saúde,  potencializando assim os serviços para a comunidade acadêmica e à sociedade, enfrentando neste contexto os desafios e desenvolvendo políticas de ações adequadas ao atendimento das necessidades vinculadas ao ensino, pesquisa e extensão.

A Pró-Reitoria de RH possui um programa bienal de Capacitação e Treinamento, considerando as necessidades específicas de cada unidade, além das demandas diagnosticadas pela Instituição, estabelecendo um conjunto de ações desenvolvidas por meio de projetos direcionados.

Os eventos do biênio são aprovados por resolução  no Conselho Universitário  e  inclui cursos para a área de ensino e saúde, sendo elaborada considerando as necessidades levantadas pelas Seções de RH dos campi e HUOP e a proposição dos eventos pauta-se também na busca pela melhoria de atividades similares e suas  diferentes formas de execução  em unidades distintas, tendo em vista a realidade multi-campi desta universidade, otimizando os escassos recursos humanos disponíveis para atender a crescente demanda de trabalho administrativo. Somados a estas ações, também estão sendo aplicados os resultados de necessidade de capacitação, identificadas no  processo de  Avaliação de Desempenho dos Agentes Universitários.

 

 

Cascavel, maio de 2014

 

Divisão de Seleção e Acompanhamento